Um Tributo ao Mês da Mulher

Força e Resiliência: Um Tributo ao Mês da Mulher                                      

O mês de março, celebrado como o Mês da Mulher, marca um tempo dedicado à reflexão sobre as questões que permeiam a realidade feminina, conquistas e adversidades enfrentadas pelas mulheres ao redor do mundo! Muito a celebrar e muito a refletir sobre as múltiplas jornadas que as mulheres trilham frente os incessantes desafios que a vida oferece.

Consideramos assim, exaltar três aspectos que marcam as lutas e as conquistas enfrentadas pelas mulheres:

O direito a educação: acreditamos que a educação é a luz que ilumina caminhos e abre portas para um presente e futuro de maiores oportunidades, e a educação, como uma jornada de empoderamento tem, em nossa percepção, um destaque importante.  Sendo assim, saudamos as mulheres que desafiam as fronteiras acadêmicas, derrubam barreiras educacionais e inspiram outras a seguir seus passos. O conhecimento é uma ferramenta poderosa que cada mulher merece ter acesso.

Enfrentamento ao preconceito de gênero, esta pedra no caminho colocada por um mundo ainda (e infelizmente) ditado por homens. Ainda há muitas estradas a percorrer, é bem verdade, mas queremos aqui aplaudir as mulheres que enfrentam os obstáculos, resistindo e trabalhando pela erradicação deste preconceito. Acreditamos em um mundo onde a igualdade de direitos e oportunidades entre os gêneros seja o caminho para a construção de uma sociedade mais justa e feliz.

Cuidados com a saúde mental e emocional: em meio à tantas demandas diárias, as mulheres são os pilares silenciosos das famílias e comunidades. Pressões sociais, expectativas irrealistas e todas as desigualdades sociais que as afetam podem abaular gravemente a saúde mental e emocional das mulheres. É vital lembrar que o bem-estar subjetivo da mulher é tão precioso quanto sua capacidade de cuidar do bem-estar dos outros. Então, neste mês especial, queremos estar ao lado e encorajar cada mulher a cuidar de si mesma, a buscar apoio e a compreender que sua vida emocional e mental é tão importante quanto a de qualquer outra.

Longe estaríamos aqui de esgotar todos os desafios de ser mulher, e de suas conquistas e contribuições, por isso queremos dedicar, neste mês de março, nossos pensamentos e corações às mulheres que moldam o mundo com sua força, sabedoria e amor.

Artigo mar 2024 - Mais Saber Educação  - Mauricio da Silva Carneluti é palestrante e psicanalista na Mais Saber Educação