Tico e teco “criando” conexões em 1, 2, 3...

Tico e teco “criando” conexões em 1, 2, 3...

Como ser uma pessoa criativa neste mundo BANI? Aliás você sabe o que significa BANI e que este mundo atual é uma evolução do mundo VUCA?

Ontem, dia 21 de abril, foi o dia escolhido pelas Organizações das Nações Unidas para conscientizar sobre a importância da criatividade e da inovação na solução de problemas em relação ao progresso das metas globais de desenvolvimento sustentável.

A criatividade é a capacidade de criar, imaginar ou produzir algo novo, diferente. E a inovação, nada mais é, do que a criatividade posta em prática. É o produto da criatividade, é transformação. Inovação refere-se a uma concepção, técnica ou objeto que é concebido e que difere dos modelos anteriores.

Todos nós temos a capacidade de sermos criativos. Nada de manter a mentalidade fixa, afirmando que a criatividade é uma predisposição natural de certas pessoas apenas. Desenvolva a sua! Leia, crie um ambiente agradável, estimule o cérebro com jogos de lógica, quebra-cabeças, descanse, pratique atividades físicas, saia da rotina, troque ideias, anote suas ideias e importantíssimo; não tenha medo de errar! Demonstre uma mentalidade de crescimento.

Aliás, a infância é o período mais fértil para estimular essa habilidade, então não perca a oportunidade de incentivar a imaginação criativa nas novas gerações.

É relevante destacar que o pensamento criativo foi a segunda habilidade listada no ranking das 10 principais habilidades prioritárias para os negócios em 2027, no relatório “O futuro do emprego 2023” do Fórum Econômico Mundial.

Importante ressaltar que a inovação nas empresas está completamente ligada não apenas ao ambiente de trabalho propício, mas também ao encorajamento à autonomia de seus colaboradores, testar novas ideias, a valorização da diversidade, investimento em cursos e capacitações e ao foco na integração das equipes. As diferentes visões de mundo, a pluralidade de ideias que enriquece os debates, potencializa a criatividade e gera inovação como resultado.

Resumindo, o motor que faz tudo girar são as PESSOAS e COMO elas se SENTEM fazem toda a diferença para o surgimento de novas ideias.

Voltando ao mundo BANI, que significa frágil (brittle), ansioso (anxious), não linear (nonlinear) e incompreensível (incomprehensible), o termo foi criado pelo antropólogo norte-americano Jamais Cacio para melhor descrever o estado atual da sociedade.

Não é coincidência que resiliência, flexibilidade, agilidade, curiosidade, empatia, escuta ativa e autoconsciência são outras habilidades listadas como prioritárias para os negócios, mediante as adversidades pós pandemia como a crise econômica mundial.

Urge movimentarmos a nossa criatividade para desafios profundos como erradicação da pobreza, fome, para saúde, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento; somando tantos outros. A sociedade se enriquece com a contribuição única de cada um de nós.

Tico e teco “criando” conexões em 1, 2, 3...

 

Escrito por: Fabiana Cardoso M. de Jesus

Abril 2024 – Mais Saber Educação

 

Referências:

https://blog.singularityubrazil.com/blog/mundo-bani/

https://www.politize.com.br/mundo-bani-e-vuca/

https://blog.singularityubrazil.com/blog/criatividade-e-inovacao/

https://veja.abril.com.br/comportamento/novos-estudos-mostram-que-a-criatividade-esta-sim-ao-alcance-de-todos#google_vignette

https://blog.uninassau.edu.br/como-estimular-a-criatividade/#:~:text=A%20criatividade%20pode%20ser%20influenciado,educa%C3%A7%C3%A3o%20e%20cultura%20do%20indiv%C3%ADduo.

https://www.crescersempre.org.br/como-estimular-criatividade/

https://www.globalgoals.org/take-action/?id=1