Dia dos Pais: Celebrando Todas as Formas de Paternidade

 
Dia dos Pais: Celebrando Todas as Formas de Paternidade

Como pai que sou, me coloquei a pensar: o que escrever neste breve artigo, que fala desta vivência única de minha vida, desta experiência que tornou meu viver mais grandioso, mais rico, mais gratificante? Como colocar em palavras tudo o que representa para eu ser pai? Precisaria de páginas para tentar descrever esta jornada, coroada por esta palavra tão pequena, e tão grande que quando escuto, transbordo: pai!

Então pensei em descrever a paternidade como uma jornada incrível, e complexa, plena, e turbulenta, serena, e caótica... e onde o amor e a responsabilidade se entrelaçam sem cessar: pai biológico, pai afetivo, pai adotivo, pai de coração, pai que é mãe, mãe que é pai...não importa qual a nomenclatura, uma única coisa tem como saldo:  o amor! Um amor, construído, a base de muito investimento...noites dormidas, noites mal dormidas, noites de espera, noites sem saber o que esperar ..., mas amor, acima de tudo, esta cola que une e faz grudar num laço eterno todo e qualquer pai junto aos seus filhos, quando assume para si o seu papel. Quando reflito sobre a importância de ser pai, penso ser essencial considerar a construção de laços afetivos com nossos filhos, pois acredito que uma conexão emocional saudável entre ambos contribui significativamente para o bem-estar psicológico e emocional, e nos leva a uma vida mais realizada. Saber expressar nossas emoções (ainda que os filhos não gostem do que vão ouvir), e  continuamente, é se fazer presente, integro, honesto com eles, sem se deixar cair na indiferença de deixar de falar, para deixar de sentir, afinal são muitos os desafios emocionais que os pais enfrentam: ser presente, saber prover, saber proteger, educar, criar, saber limitar e saber permitir,  por vezes, em detrimento do próprio bem-estar.

Mas é disso que se trata ser pai.

Então quero celebrar nesta data essa figura tão importante, em suas diversas manifestações, em todas as suas singularidades. Acredito que o desenvolvimento de um filho tem como alicerce o amor em suas diversas formas, fundamentado pela figura do pai. Vamos assim, neste Dia dos Pais, celebrar todos aqueles que, de uma forma ou de outra, assumem este papel tão nobre. Que possamos valorizar a paternidade construída com amor, devoção, respeito, e com o compromisso contínuo do crescimento do amor junto aos nossos filhos.

 

Artigo ago 2024 - Mais Saber Educação

Mauricio da Silva Carneluti é palestrante e psicanalista na Mais Saber Educação